Pular para o conteúdo

COMO AS BORBOLETAS SURGIRAM

Você por acaso já se perguntou de onde surgiram as borboletas e a quanto tempo elas habitam o nosso planeta? E se eu te dissesse que as borboletas existem aqui há mais tempo do que nós humanos?

Quando pensamos em espécies de seres vivos que habitaram a terra antes da humanidade talvez a primeira ideia que venha na cabeça são feras enormes como os dinossauros. Entretanto, os insetos são criaturinhas que vivem aqui há milhões de anos, na verdade a maioria dos cientistas concorda que nesse caso nossas queridas borboletas estão no planeta há mais de 100 milhões de anos, enquanto que nós seres humanos não estamos aqui a nem mesmo 3!

Estudos apontam que elas estão no nosso planeta desde o período cretáceo onde todos os continentes eram uma única massa de terra conhecida como Pangeia. Esse mega continente viria a gradativamente se fragmentar até dar forma ao relevo da Terra que conhecemos hoje.     

O fato de as borboletas habitarem o mundo desde essa época possibilitou com que suas espécies (descendentes das pré-históricas) viessem a estar presente em todos os cantos do mundo.

Não haveria vida na Terra como com essa luz hoje se não fosse pelas borboletas. Tal como as abelhas elas também são criaturas polinizadoras responsáveis pela propagação de várias culturas agrícolas não apenas isso, mas elas também são fontes de alimento de várias cadeias alimentares em biomas variados.

Você já sabia que nossa espécie não passa de um bebê recém-nascido comparado com nossas belas amiguinhas? Gostaria de aprender mais sobre elas e a natureza? É só ficar ligado em nosso blog e nos seguir em nossas redes sociais.