Pular para o conteúdo

Dicas para atrair borboletas até você

É possível atrair a visita das borboletas para qualquer lugar, basta conhecer os frutos e as árvores preferidas.

Estar perto de borboletas é sinônimo de sorte para muita gente. Mas não só sorte, como também saúde: “O contato com as borboletas é uma forma de se aproximar da natureza. Isso pode trazer benefícios à saúde, como alívio de estresse e melhora do bem-estar.” — Aline Vieira (aluna de mestrado em Ecologia do LABBOR)

Para se ter por perto esses insetos, é preciso saber as preferências das lagartas e das borboletas adultas. O professor do Departamento de Biologia Animal da Unicamp, André Victor Lucci Freitas, especialista nesses insetos, destaca como “queridinhas” das lagartas o maracujá, o tomate de árvore, a couve e as palmeiras, dentre outras. Já para as borboletas, a estrela-do-egito, lantana, verbena, lavanda, flor-de-mel e as margaridas.

Bom, percebe-se que as árvores coloridas são a maioria dentre as favoritas. Entretanto não são escolhidas apenas por esse motivo: elas também buscam pela facilidade de extração do néctar para se alimentarem. Por isso, água adoçada em bebedouros de beija-flores e até de frutas pode ajudar a aproximá-las.

As condições ambientais também podem aumentar a frequência de visitas das borboletas até você. Assim, áreas próximas à regiões arborizadas garantem mais diversidade de espécies como, por exemplo, um clima ameno e úmido próximo de áreas arborizadas. Também é importante a incidência de raios solares. Por isso, a primavera e o verão são as estação preferidas delas.

Atenção para o uso de pesticidas e agrotóxicos. Eles afastam e podem até matar as borboletas e outros insetos benéficos, que costumam ser atraídos ao jardim. Portanto, mantenha sempre o plantio orgânico.

Contato direto com borboletas no Borboletário de São Paulo

Com essas dicas, você terá um quintal cheio de borboletas! Elas trarão sorte e saúde.

Boa sorte!

Artigo por Maria Clara Montanha

Fonte: G1 e Ciclo Vivo