Pular para o conteúdo

Borboletas e Mariposas. Suas semelhanças e diferenças.

Borboletas e mariposas são espécies muito parecidas, mas com comportamentos e características diferentes. Ambas são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, à classe insecta e à ordem lepdoptera. Tanto a borboleta quanto a mariposa possuem antenas, seis patas e um corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

Uma diferença muito comum é o fato das borboletas possuírem cores mais vivas como azul e amarelo enquanto as mariposas em geral tem cores amarronzadas. Os hábitos desses dois animais também são diferentes, sendo a borboleta um animal de rotina diurna enquanto a mariposa prefere circular a noite.

Tanto as borboletas quanto as mariposas iniciam suas vidas como lagartas, passam pela fase da pupa, mas apenas as mariposas fazem casulos usando fios de seda produzidos a partir da própria boca. As antenas das borboletas também são diferentes das antenas das mariposas, as mariposas podem ter antenas parecidas com penas ou ainda finas, parecidas com um fio. Já as borboletas possuem apenas antenas finas, sendo a ponta com um formato dilatado.

Uma semelhança interessante é que tanto as borboletas quanto as mariposas são animais polinizadores. Sendo que as flores politizadas por mariposas costumas ter uma coloração branca ou pálida, enquanto as flores politizadas por borboletas são geralmente vermelhas ou amarelas.

Dessa forma é possível entender que borboletas e mariposas possuem suas semelhanças e suas diferenças, mas vale sempre ressaltar que ambas são importantes e tem um papel a desempenhar no meio ambiente.