É de conhecimento geral que a dinâmica de uma grande cidade pode ser extremamente estressante. Enfrentar o trânsito, usar transporte público de qualidade questionável, a violência e a poluição somada à uma paisagem cada vez mais cinza nos causam diversos danos.
Por outro lado também é de conhecimento geral que o contato com a natureza traz diversos benefícios à nossa saúde mental. Dentre eles podemos destacar:
- Redução do estresse;
- Aumenta a criatividade;
- Faz crescer a capacidade de concentração;
- Fortalece a defesa do corpo.
- Estimulo aos sentidos;
- Oferta de vitaminas, como a vitamina D cuja principal fonte é a luz solar;
- Maior qualidade na respiração e redução de doenças respiratórias.

O simples fato de estarmos diante de uma paisagem natural, com a forte presença do verde das árvores e com pássaros cantando no lugar das buzinas dos automóveis já nos traz uma sensação de paz e quietude que não temos no nosso dia a dia.
Para ter uma melhor saúde mental, é recomendado então que se tenha contato com a natureza através de visitas à parques, trilhas, reservas florestais, caminhadas em céu aberto, idas à praia e, claro, contatos com animais. Tudo isso pode trazer alívio da hiperestimulação urbana, fazendo a mente descansar desse constante estado de alerta que o caos urbano nos proporciona.