A urtiga é uma planta inconfundível que muitas vezes tem um amplo espaço. No entanto, poucas pessoas sabem que ela é uma importante planta para as borboletas. É famoso por seus pêlos em suas folhas. Muitas vezes visto como uma planta indesejada, urtigas são inestimáveis para a vida selvagem, especialmente borboletas.
Como é a urtiga?
Urtiga comum, Urtica dioica, Ou simplesmente conhecida como urtiga, pode ser encontrada em todo o Reino Unido. É perene, com folhas opostas dentadas, que podem crescer até mais de um metro de altura. As flores aparecem de cerca de maio a setembro e são de cor verde-marrom, com estames amarelos.
As urtigas são capazes de crescer em uma variedade de áreas, por exemplo: terrenos baldios, margens na estrada, áreas serlvagen e jardins. Eles se espalham por rizomas e são capazes de competir com outras plantas e dominar áreas. Por isso junto com sua natureza pungente, é provavelmente o motivo pelo qual é odiado por muitas pessoas.
Urtigas: uma planta importante para borboletas
Urtigas apóiam um grande número de espécies de insetos, que por sua vez atraem pássaros e outros animais selvagens. Então, ter um pedaço de urtiga em seu jardim é especialmente benéfico para várias espécies de borboletas.
Estas borboletas são um dos visitantes mais atraentes para os nossos jardins. De fato, as suas asas laranja com padrões pretos e as margens pintadas de azul tornam-nas facilmente distinguíveis. Elas dependem muito de urtigas, já que são as larvas de plantas para as lagartas. A pequena carapaça de tartaruga deposita seus ovos nas urtigas, em seguida, as lagartas escuras e espinhentas, com listras amarelas, eclodem após cerca de 1 ½ semanas. Dessa forma, eles podem ser vistos em grupos no topo de plantas de urtiga, em uma teia de seda que eles usam para se proteger.
Borboleta Pavão
O olho colorido na asa da borboleta pavão torna um dos mais familiares. O que é menos conhecido, no entanto, é que a planta de larva para esta espécie é a urtiga.
As lagartas pretas espinhosas do pavão saem de lotes de centenas de ovos. As lagartas vivem em grupos em tendas de seda protetora construídas entre as folhas. Pequenas borboletas de carapaça de tartaruga também fazem isso.
Almirante vermelho ou Vanessa atlanta
Esta borboleta de aspecto inteligente tem asas escuras com marcas vermelhas e brancas e é um visitante frequente dos jardins do Reino Unido. As urtigas também são uma importante planta não só para borboletas, mas para larvas dessa espécie. No entanto, também podem usar o lúpulo. Os almirantes vermelhos colocam ovos únicos em folhas de urtiga que eclodem depois de cerca de uma semana.
As lagartas são pretas com espinhos e têm uma listra amarela ao longo do lado do corpo. Criam uma tenda protetora, dobrando as folhas e juntando-as com seda.
Borboleta Vírgula
Esta borboleta tem coloração laranja e marrom, uma vírgula branca distinta em suas bordas de asas irregulares e irregulares. Preferindo urtigas como sua planta alimentícia. Além disso, eles também podem depositar seus ovos em lúpulo, olmos, arbustos de salgueiro e groselha.
As lagartas espinhosas, laranjas e pretas têm uma mancha branca no corpo que dá a aparência de uma ave caindo, o que dissuade os predadores de comê-las.
Senhora pintada
Estas borboletas têm uma coloração silenciada, com uma base marrom, e marcações em preto e branco em seu forewing. Embora os cardos e malva sejam frequentemente usados por esta espécie como planta de larva, as urtigas também podem ser usadas.
Essas lagartas negras com listras amarelas e espinhas comem a parte de baixo da folha e então constroem uma tenda de proteção de folhas presas com seda.
Apesar de aparecer urtigas ameaçadoras e desagradáveis são realmente muito importantes para várias espécies de borboletas, por isso, mante-las em seu jardim irá beneficiar grandemente essas espécies.
Fonte: https://www.woodlandtrust.org.uk/blog/2016/05/butterflies-need-nettles/