Pular para o conteúdo

Fim de Semana em Família

Criando memórias para as crianças.

O drama dos fins de semana:

Imagine a seguinte cena: sábado ensolarado na cidade de São Paulo, um casal quer fazer um passeio com os seus dois filhos pequenos mas não têm ideia do que fazer.

– Um cinema? Nunca é má ideia. – sugere o marido.

– Mas já fomos na semana passada. – dirá a esposa.

– Um passeio no Shopping? – tenta novamente o homem.

– Hum, não gosto dessa ideia. Nossas crianças já passam a maior parte do tempo trancadas em casa, quero que elas saibam o que é brincar ao ar livre…

Já viu esse filme em algum lugar? Pois bem, ele se repete todo final de semana nas casas de milhões de famílias espalhadas pelo mundo inteiro. É que pais responsáveis reconhecem a necessidade de criar vínculos afetivos com os seus filhos por meio da memória.

Programas em família e a construção da memória:

Mas o que é essa tal memória afetiva? Bom, ela ocorre quando seus sentidos entram em contato com algum elemento que gera uma lembrança. Pode ser uma música, um filme, um lugar, uma pessoa, um cheiro, uma camisa, um brinquedo ou qualquer coisa que lhe desperte uma lembrança acompanhada de um sentimento profundo de pertencimento.

Perceba então que a construção de memórias afetivas é fundamental na constituição dos vínculos familiares e sociais de uma criança e que essa construção é levada até a idade adulta, pois ainda que nós adultos não tenhamos ideia da totalidade das coisas que vivemos como crianças, carregamos conosco certas lembranças que nos ajudam a reconhecer quem são as pessoas que nos amam e o porquê delas serem tão importantes para nossas vidas.

Sim, é a memória que dirige os nossos afetos. Ninguém nasce amando e respeitando a própria família, aprende-se a amar por meio das memórias construídas a partir do tempo de qualidade que os pais investirão no convívio com os seus filhos.

E tempo é justamente algo cada vez mais raro, não? Divididos entre a vida profissional e os afazeres domésticos enquanto as crianças estão na escola. O fim de semana é muitas vezes a única alternativa que a família têm para construir essas memórias afetivas que os pequenos carregarão consigo até a vida adulta.

Algumas sugestões para o lazer coletivo em família são:

  • Jogos de tabuleiro;
  • Esportes em equipe;
  • Tarde de brincadeiras;
  • Piquenique;
  • Acampamento;
  • Viagem em família;
  • Passeios diferentes.

Ok, mas o que fazer em São Paulo?

Pensando nisso, uma excelente maneira de construir essas memórias afetivas nas crianças são os passeios em família. Quem não tem lembranças de algum passeio que tenha feito com pais, avós, tios ou primos em datas especiais ou mesmo em fins de semana normais? Com as crianças de hoje, seus filhos, não será diferente. As lembranças construídas nesses passeios e programas em família gerarão os vínculos que passarão à vida adulta de seu filho(a).  

Na cidade de São Paulo somos privilegiados por contas das inúmeras opções de passeios culturais que nos são ofertadas. Aqui temos inúmeros museus, arenas esportivas, parques, shoppings, cinemas, zoológicos e o Borboletário.

Independente da escolha feita, o importante é ter em mente que esse tempo não volta atrás e que o momento de construir em seus filhos(as) as memórias que direcionarão os seus afetos é agora.

%d blogueiros gostam disto: