Reunimos algumas curiosidades sobre as borboletas a fim de te tornar uma especialista! Surpreenda seus amigos! Confira detalhes estranhos e bizarros sobre borboletas e mariposas:
- As borboletas variam de 30 milímetros para quase 20 centímetros de tamanho!
- Elas podem ver vermelho, verde e amarelo.
- Se você ajuda uma borboleta a sair do casulo, suas asas atrofiam. Ela precisa fazer esse esforço a fim de mandar hemolinfa para as asas.
- Uma borboleta pode voar a 20 Km/h.
- Algumas mariposas podem voar 40 Km/h!
- A borboleta não voa com o corpo com menos de 30 graus celcius.
- Existem cerca de 24.000 espécies de borboletas. As mariposas possuem ainda mais. Existem cerca de 140.000 espécies em todo o mundo.
- A borboleta Brimston tem a vida mais longa das borboletas adultas, ou seja , 9-10 meses.
- Algumas lagartas de Mariposa constroem um casulo em volta de si mesmas e os carrega por todo lado. Ele é feito de seda e pedaços de plantas ou solo.
- Algumas lagartas – as Pyralididae – vivem principalmente sobre plantas aquáticas.
- As fêmeas de algumas espécies de mariposas não têm asas, por isso, tudo o que podem fazer para se mover é rastejar.
- Algumas mariposas vivem da energia que armazenaram como lagarta, por isso nascem sem boca e não conseguem comer como borboletas.
- As borboletas podem experimentar com os pés, com o fim de descobrir se a folha onde estão pousadas, é boa para botar ovos e ser a comida de suas lagartas .
- Borboletas possuem seus esqueletos do lado de fora de seus corpos, com a finalidade de proteger e manter a água dentro de seus corpos para que eles não sequem.

Você já visitou um borboletário?
Venha pegar a borboleta na mão
Curiosidades sobre as Borboletas pelo mundo afora
- A Esfinge de Morgan, de Madagascar, possui uma probóscide (boca tubular) que mede cerca de 30cm de comprimento. A fim de obter o néctar do fundo de uma orquídea profunda. Charles Darwin foi o primeiro a descobrir.
- Borboletas monarcas viajam dos Grandes Lagos, nos EUA, até o Golfo do México. Elas viajam uma distância de 3 mil quilômetros. Retornam na primavera.
- Representações de borboletas são vistas em afrescos egípcios em Tebas. É provável que tenham sido pintadas a mais de 3.500 anos.
- A Antártica é o único continente no qual nenhuma Lepidoptera foi encontrada.
- As borboletas, assim como as abelhas, são um dos seres vivos mais importantes para o equilíbrio do ecossistema.
Você sabia que a população de borboletas diminui a cada ano? Confira essa matéria sobre a importância das borboletas.