Saúde física e mental em meio às telas.
Desde a segunda metade do século 18, quando na Inglaterra deu-se início ao que os historiadores chamam de Revolução Industrial o ser humano se encontra cada vez mais cercado de aparatos eletrônicos e afastado da natureza. Grandes transformações sociais aconteceram após esse período, dentre elas a saída de grande parte da população mundial do campo (ambiente rural com pleno contato com a natureza) rumo à cidade (ambiente urbano no qual o espaço natural foi alterado). Essa falta de contato com a natureza traz consigo diversas consequências negativas:
- Aumento da poluição;
- Crescimento de doenças respiratórias;
- Confinamento em espaços fechados;
- Sedentarismo.
Contato com a natureza e sua contribuição para saúde física e mental.
O contato mais próximo com a natureza pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Dentre esses benefícios podemos citar:
- Redução do estresse;
- Menor índice de doenças respiratórias;
- Reduz os processos inflamatórios;
- Menor índice de obesidade;
- Maior capacidade de concentração;
- Diminui a frequência cardíaca;
- Aumenta a criatividade;
- Faz crescer a capacidade de concentração;
- Fortalece a defesa do corpo.
Tais benefícios acontecem porque a natureza nos proporciona a sensação de relaxamento, ao contrário da vida no meio urbano a proximidade com a natureza nos permite uma rotina menos caótica e movimentada, nos oferece a possibilidade de realização de exercícios físicos ao ar livre, a oportunidade de ingerir alimentos orgânicos- com menores índices de uso de agrotóxicos, etc. Tudo isso faz com que a natureza colabore para a nossa saúde física quanto para a saúde mental.

Criança saudável: quanto mais contato com a natureza, melhor!
Os pequenos do século 21 já nascem em um mundo predominantemente urbano e, por conta do avanço da internet nas últimas décadas, estão hiperconectados às telas dos diversos aparelhos eletrônicos disponíveis. Pesquisas apontam que essa exposição às telas cada vez mais cedo afeta a capacidade de concentração das crianças, aumenta os índices de ansiedade e depressão, diminui a capacidade e o interesse de interagir socialmente, etc. Perceba que os benefícios causados pelo contato com a natureza parecem ser o antídoto para os malefícios causados pelo excesso de exposição à tecnologia.
Para as crianças, o contato com a natureza traz benefícios como:
- Estimulo aos sentidos;
- Oferta de vitaminas, como a vitamina D cuja principal fonte é a luz solar;
- Desenvolvimento da motricidade, tendo em vista que a criança terá mais espaço para se movimentar;
- Maior qualidade na respiração e redução de doenças respiratórias, por conta do ar mais puro proporcionado pelas árvores e pelo afastamento da poluição;
- Maior desenvolvimento biopsicossocial, tendo em vista que a criança na natureza terá contato com plantas e animais que ela não tem a oportunidade de conhecer no ambiente urbanizado.
Mas então como proporcionar contato com a natureza para as crianças em um mundo cada vez mais escasso do que é natural? Afinal, nós vivemos em ambientes urbanos onde o verde é cada vez mais raro e as ruas não estão seguras. Bem, nós tomamos a liberdade de separar algumas dicas:
- Frequente parques e praças arborizadas com seus filhos;
- Leve as crianças para caminhadas ao ar livre;
- Leve-os para passeios em zoológicos;
- Conheça o Borboletário de São Paulo.