Pular para o conteúdo

Dicas para manter o contato com a natureza em meio a vida moderna!

Uma grande  dificuldade que as famílias das cidades encontram é como ter  contato com a natureza na vida moderna!
“Quando éramos jovens nossos pais estavam ao ar livre. Eles estavam fora da casa, na varanda, conversando com os vizinhos. Enquanto, no que diz respeito à aptidão física, as crianças de hoje são a geração mais triste da história dos Estados Unidos. Seus pais podem estar correndo, mas as crianças simplesmente não estão lá fora. ”- Richard Louv, A Última Criança na Floresta: Salvando Nossos Filhos do Transtorno do Déficit da Natureza

Hoje em dia, porém, muitos de nós não têm quintais. Mesmo quando tentamos mandar nossos filhos para fora, muitas vezes não há ninguém para brincar. E a maioria dos pais receiam ter de ficar do lado de fora com eles, para mantê-los seguros – pois temos que fazer o jantar!

Então a maioria das crianças passam a maior parte do tempo dentro de casa. Como resultado, a aluna média do quinto ano, dada uma escolha, prefere ficar do lado de dentro, perto de tomadas elétricas e de todas as fontes de entretenimento que elas alimentam. Infelizmente,  permitimos que a vida moderna retire o contato delas com a natureza:

Benefícios das crianças na natureza:

Famílias que encontram maneiras de estar ao ar livre juntas nutrem não apenas seus corpos, mas sua conexão com toda a vida – e entre si. As  pequisas mostram que as crianças que mantém contato com a natureza em meio a vida moderna, são:

  • Mais Calmas – Isso é particularmente importante para as crianças com TDAH porque reduz sua necessidade de medicação, pois  ar fresco acalma os sentidos de todas as crianças.
  • Mais felizes – A luz do sol, o ar fresco e a atividade física incentivam o bom humor e reduzem as tendências à depressão.
  • Mais saudável – Muitas crianças que não têm tempo suficiente ao ar livre são deficientes em vitamina D, afetando a saúde e o humor. O ar interno também é geralmente menos saudável.
  • Menos probabilidade de ter excesso de peso – Os pediatras recomendam pelo menos uma hora de brincadeiras físicas diárias durante a infância, com o intuito de proteger da obesidade e do diabetes.
  • Melhor visão – as que brincam ao ar livre têm mais visão e menos necessidade de óculos. Até recentemente, pensávamos que era simplesmente porque eles olham menos para as telas. Mas acontece que a vitamina D desempenha um papel. E as pesquisas mais recentes indicam que a exposição à luz é importante para a função saudável dos olhos.
  • Melhores alunos – Pesquisas mostram que as crianças que brincam ao ar livre na verdade têm mais tempo de atenção, mais tolerância à frustração e se saem melhor na escola. As crianças até se saem melhor nos testes se tiverem permissão para jogar primeiro porque o  toda essa oxigenação no  cérebro faz funciona-lo melhor.
  • Mais criativas – a brincadeira ao ar livre costuma ser menos estruturada do que o que as crianças fazem dentro de casa com a tecnologia, de modo que as crianças exercitam a imaginação e o corpo.

Encontre os benefícios da natureza apesar da vida moderna

É difícil ter contato com a natureza na vida moderna? Sim! Por isso, defina sua vida para que seu filho possa estar ao ar livre. Sabemos que geralmente as crianças não poderão estar ao ar livre sem os pais. Então os pais precisam sair também.

  • Primeiro, configure qualquer espaço ao ar livre a que você tenha acesso para que seja convidativo e passe tempo fora com seu filho. Uma caixa de areia, piscina para crianças, balanço, estrutura de escalada ou jardim manterão seu filho entretido por horas. Mas se estruturas permanentes não forem possíveis, pense em impermanente: uma tenda de toalha de mesa ou um balde de água com funis e copos, ou uma pá para cavar um buraco que você pode reabastecer depois.
  • Em segundo lugar, passe o tempo como uma família na natureza – caminhando, jogando, andando de bicicleta, simplesmente andando juntos em um lugar bonito. Isso deixa lembranças maravilhosas. E é um ótimo treino para todos.Para tanto, não é necessário uma grande produção. Se você tiver a sorte de ter seu próprio quintal, terá opções ilimitadas, desde chutar uma bola até acampar em uma barraca. Mas toda cidade tem parques públicos e toda família pode encontrar algo para fazer do lado de fora que seja divertido. Duas regras básicas importantes:
  • Desligue os telefones celulares. O seu e os deles. O mundo estará lá, quando voltar. Este é um tempo de qualidade para se concentrar na família. Em breve, seu filho vai querer estar com amigos, não com você. Aproveite essa pausa da vida moderna para encontrar seu contato com a natureza e com seus filhos, novamente.
  • Se você optar por participar de um esporte, minimize a competição em favor da diversão. Certifique-se de que as regras estão adaptadas para os mais pequenos, para que todos se divirtam.

Se você de ideias, aqui estão algumas sugestões:

  •  No parque – Pegue um cobertor, lanches e uma bola, tente um pouco de vôlei, queimada ou futebol! Estourar bolhas. Pega-pega.
  • Faça um passeio de bicicleta em família. Isso fica cada vez melhor à medida que as crianças crescem, mas você pode alugar bicicletas quando são jovens.
  • Faça caminhadas na natureza . Colete pedras ou folhas. Procure por pegadas de animais. Mas lembre-se, absorver os cheiros, sons e imagens são suficiente. Você não precisa dar a seu filho uma palestra de ciências. Se ele fizer perguntas, siga sua curiosidade natural e ajude-a a procurar respostas quando chegar em casa. Mas, às vezes, observar uma borboleta é mais transformador do que ler sobre ela.
  • Envie crianças em uma caçada – Esconda algo simples, por exemplo: algo vermelho ou minúsculo, algo que se mova. Que seja bonito. Certifique-se de que todos ganham!
  • Se molhe – Dê água às crianças e elas encontrarão maneiras de brincar com elas. Convide as crianças da vizinhança para uma festa na água.
  • Tente uma caminhada noturna. Traga lanternas para diversão e segurança, mas certifique-se de desligá-las para ouvir os sons da natureza e observar as estrelas.
  • O fogo sempre é mágico. Se você tem um lugar seguro para uma fogueira, não perca a oportunidade de sentar e contar histórias de quando era criança ou do que seus filhos fizeram quando eram mais jovens. Cantar músicas. Assar batatas. Não se esqueça de apenas relaxar em silêncio e assistir ao fogo.

Estas são as memórias que seus filhos vão estimar à medida que envelhecem. E toda criança merece a conexão que a natureza proporciona à essência da vida e o contato com a natureza na vida moderna! Você está alimentando a alma de seu filho assim como seu corpo.

Fonte: https://www.ahaparenting.com/

%d