O texto a seguir, foi retirado do “Manifesto dos Povos pela Vida Selvagem” e possui pequenas ações para salvar o meio ambiente. O manifesto foi elaborado pelo naturalista e radialista Chris Packham, com a ajuda de 17 especialistas independentes e cientistas. Ele ajuda a refletir sobre maneiras de salvar o meio ambiente.
Mantenha o seu jardim ou espaço livre de químicos
Reduza o uso de herbicidas e pesticidas, pois esses produtos químicos matam: borboletas, mariposas e outros insetos polinizadores . Além de matar joaninhas, besouros e aranhas – os inimigos naturais de suas pragas de jardim. Mais de três quartos das borboletas do Reino Unido diminuíram nos últimos 40 anos e as evidências sugerem que os pesticidas neonicotinóides, em particular, são uma das causas desses declínios. No manifesto dos povos pela vida selvagem é uma ação ampla, porém pode ser facilmente reproduzidas em casa.
Não compre plásticos de uso único
A princípio, coloque um frasco ou uma garrafa reutilizável na sua bolsa na próxima vez que sair. A partir de então, torne isso um hábito. Cortando assim, a compra semanal de garrafas que acabam em aterros e oceanos. Mais de 2.600 garrafas de plástico por ano seriam impedidas de entrar em nosso ambiente se apenas 50 pessoas carregassem um frasco em vez de comprar uma garrafa. Essa é uma maneira muito simples de salvar o meio ambiente. De fato, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Compre orgânicos localmente
Comprar alimentos orgânicos frescos é uma ótima maneira de salvar o meio ambiente e apoiar os agricultores locais, além de reduzir sua pegada de carbono e ainda , apoiar a natureza com suas escolhas alimentares.
Reutilize e Recicle para salvar o meio ambiente
Reduzir a quantidade de “coisas” que você consome, inegavelmente, tráz maiores benefícios para o planeta. Ou seja, é melhor evitar o desperdício em primeiro lugar, então pense em suas compras. A reutilização de itens economiza recursos naturais, bem como, de energia necessária para fabricar novos itens, além de economizar dinheiro.
Reduza sua pegada de carbono
Mesmo o menor esforço para reduzir sua pegada de carbono pode fazer a diferença. Por exemplo: em viagens curtas, você pode deixar o carro carro de lado e fazer uma caminhada, com o intuito de poluir menos. Você poderia, ainda, compartilhar o carro com o colega para chegar ao trabalho, bem como, usar o transporte público.
Quão grande é a sua pegada ecológica?
Plante plantas amigáveis ao polinizador
Ajude borboletas, mariposas e outros polinizadores, adicionando um recipiente de plantas de néctar à sua porta, varanda ou quintal nesta primavera. Com certeza, canteiro para polinizadores é um projeto para todos; você não precisa de um jardim ou de dedos verdes para poder cultivar uma planta com o intuito de ajudar nossas borboletas e abelhas que lutam.
Fonte: https://butterfly-conservation.org/news-and-blog/10-easy-ways-you-can-help-our-environment